Era uma vez um cientista inglês chamado Richard Owen, que gostava muito de estudar as formas dos animais. Richard foi o primeiro a dar nome aos dinossauros, estes gigantescos animais, e a agrupá-los dentro da grande família "Dinosauria", A palavra "dinossauro" quer dizer "lagarto terrível".
Os dinossauros pertencem, por sua vez, a outra família maior chamada de "répteis". Eles são assim chamados porque se arrastam para caminhar, como as cobras e crocodilos. Os dinossauros se parecem a outros repteis porque sao vertebrados, ou seja, porque tem ossos, põem ovos e sua pele coberta de escamas é impermeável, isto é, não se molha com a chuva, por exemplo. Porém, os dinossauros se diferenciam dos répteis principalmente porque estes não possuem patas voltadas para os lados do corpo, como a tartaruga, mas sim para baixo e por isso podem caminhar eretos, em vez de rastejar.
Durante sua existência, os dinossauros foram mudando e isso fez com que existissem muitos tipos diferentes. Alguns eram herbívoros e outros carnívoros. Por exemplo, o Hadrossauro, que quer dizer "boca de pato", adorava as plantas da floresta, enquanto que o Oviraptor comia ovos de dinossauros e caranguejos.
O mais famoso e temido de todos é o "Tiranossauro Rex", que media em torno de 5 metros de altura e 13 metros de comprimento; tinha uma boca gigantesca com dentes muito longos que permitiam despedaçar e devorar em segundos presas maiores do que um leão.
Ninguém sabe o motivo pelo qual os dinossauros desapareceram, embora haja várias idéias a respeito. Alguns dizem que é provável que por seu grande tamanho não tenham conseguido se adaptar às mudanças geográficas ocorridas na Terra, outros, por sua vez, acreditam que uma pedra gigantesca teria caído na Terra, destruindo tudo.